Cachoeiras

 

Cachoeiras, canyons,
mirantes & passeios

 

 

 

 

 

Pernas pra que te quero - hora de calçar um tênis velho, colocar boné e roupas folgadas. Geralmente os turistas vão para um passeio por volta das 8h30, passam o dia na Cachoeira escolhida, comem o Kit lanche que levaram  e retornam à tarde  para almoçar aquela comida. Depois, hora de pegar uma sauna ou um banho japonês na Pousada Águas de Março ou ficar à beira da piscina que possue vista privilegiada do Parque Nacional.  

Mais tarde, bom mesmo é  comer uma tapioca com queijo de coalho nas Águas de Março.

 

 

 

 

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Cachoeira das CariocasO Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com seus portões de entrada localizados na Vila de São Jorge, ganhou fama pela beleza de suas cachoeiras, canyons, e a biodiversidade do cerrado com sua riquíssima flora e fauna. Uma das mais antigas formações geológicas do mundo, com cerca de 1,6 bilhões de ano, ponto mais alto do Planalto Central, é anterior à floresta Amazônica e à Mata Atlântica. Seu cerrado surpreende pela variedade de flores, como canelas de ema, bromélias, orquídeas, sempre vivas e flores que resistem aos incêndios, florescendo logo após as queimadas.

Pode-se curtir a revoada de papagaios, araras e tucanos, ouvir o pica-pau e ver o gavião carcará que pega, mata e come pequenos animais silvestres. Nas caminhadas ainda se vê lobos guarás, raposas e, com sorte, veados campeiros que já foram numerosos na região. Antas, onças e tamanduás são vistos mais raramente.Caliandra, a flor do cerrado

O cristal de quartzo é a marca registrada da região e encanta a todos exercendo especial atração sobre os esotéricos. O que brilha no chão são lascas do Cristal Manhoso...

Controlado pelo Ibama o Parque permite visitas acompanhadas por guias autorizados e treinados. Não é permitida a entrada de animais de estimação. O valor da taxa de visita é R$ 3,00 por pessoa/dia. Os guias cobram em média R$ 6,00 por pessoa.

 

 

 

 

 

Passeios no Parque - Vila de São Jorge

Vale da LuaCachoeira do Rio Preto - Salto de 80 metros - caminhada de aproximadamente 50 minutos (6Km) pelo cerrado para nadar num lago localizado na base da cachoeira. Na volta, a subida exige um esforço maior. Cachoeira do Rio Preto - salto de 120 metros - pode ser contemplado a partir de um mirante.

Canyon 2 e Cariocas - Caminhada leve de aproximadamente 45 minutos, atravessando alguns riachos durante a qual chama a atenção a beleza das flores do cerrado. O Canyon 2 é um estreitamento do Rio Preto que forma uma cachoeira belíssima. Depois é dar uma esticada até a Cachoeira das Cariocas onde é possível nadar, curtir duchas variadas e hidromassagem naturais.

Canyon 1 - Trajeto partindo do Canyon 2 por dentro do rio que forma belíssimas piscinas nos meses de maio a outubro. Um espetáculo magnífico de cima do Canyon. Rio acima, belos paredões de pedra. Tempo previsto de ida: 1h30 fora as paradas para banho. Passeio inesquecível.

Cachoeira da Rodoviária - Riacho temporâneo pequeno. Acesso livre. Caminhada curta. Candonbá

Mirante dos Dois Saltos - Roteiro difícil compensado pela magnífica visão das duas cachoeiras do Rio Preto.

 

 

 

 

 

Passeios fora do Parque - Vila de São Jorge
Roteiro a partir de Alto Paraíso até o município de Colinas.

RaizamaCachoeiras Almécegas - Bonitas, sendo a Almécegas 2 melhor para banho . Caminhada média. Fazenda São Bento.

Cachoeira São Bento - Lindo poço onde são realizados campeonatos de polo aquático.

Cachoeira do Mello - Local bonito e bom para banho. Possibilidade de visita a confirmar.

Jardins de Maitréia - Belíssimo visual de frondosos buritis, avistado do lado direito da estrada principal, sentido Alto Paraíso - São Jorge.

Serra da Baleia - Caminhada longa até o topo. Ponto de observação privilegiado (até de Ovnis, dizem os aficionados).

Bar do Valdomiro - Casa de sapê na beira da estrada. Boa comida caseira e tira gosto. Venda de produtos da região.

Vale da Lua - Acesso pela estrada principal (6 km) antes de chegar à Vila de São Jorge. Diferente dos demais passeios, possui formações rochosas inusitadas, cintilantes em noites de lua cheia. Rio bom para nadar e mergulhar. Caminhada de 20 minutos.

São Jorge - Riacho temporâneo que abastecia São Jorge nos tempos do Cristal. Fica logo depois da Pousada Águas de Março.

Abismo - Cachoeiras grandes e pequenas com picinas de hidromassagem. Linda caminhada de aproximadamente 40 min a partir do discoporto com vista panorâmica da Estrada de Colinas.

Raizama - Também chamado de Espaço Infinito. Caminhadas de 15 minutos, possui bonitas cachoeiras. Oferece também desafios para prática de rapel em seus paredões. Distante 3,5 km de São Jorge pela estrada principal.

Morada do Sol - Cerca de 4 km de São Jorge. Cachoeiras próprias para adultos e crianças. Acesso fácil; caminhada de 10 minutos.

Piquizeiro - Cachoeira de fundo de quintal, onde macacos bebem água. Acesso mediante taxa ou autorização dos proprietários.

Raizama na cheiaPedra Escrita - Riacho e inscrições pré-históricas ainda indecifradas nas pedras à 11Km de São Jorge.

Encontro das Águas  - encontro do Rio São Miguel com o Rio Tocantizinho. Duas experiências de contato com a natureza. Legal é subir pelas margens e descer nadando apreciando as pedreiras.

Jardim do Éden – propriedade particular com banho de água morna.

Aguas Quentes - Dois poços de águas mornas. O lugar é bonito e pode ser visitado também à noite, embora não possua iluminação. Dista 16 Km de São Jorge.

Riacho de Colinas - Muito freqüentado pelos moradores do Município. Cachoeiras pequenas agradáveis. Fica a 33 km de São Jorge.

Serra da Mesa – lago bom para pesca. Em Colinas é possível alugar barcos que levam o turista para pescar.